sábado, 5 de maio de 2012

A Escola Estadual América é destaque na imprensa local


Uberaba, 04 maio 2012 - JORNAL DE UBERABA

A Escola Estadual América promove a comemoração do Dia Internacional da Literatura Infantil. Foram duas semanas de atividades trabalhando o livro do autor uberabense Thiago de Mello, com a participação de 520 alunos.
A diretora da Escola América, Carla Beatriz Pinheiro, enfatiza que o comprometimento com a leitura deve ser uma ação voluntária das pessoas e ser realizada cotidianamente, sendo desenvolvida a partir de processos educativos complementares às atividades pedagógicas, estimulando o conhecimento e o debate acerca dos diversos assuntos que o tema engloba.
“A Escola Estadual América tornou-se tradição com os projetos, feiras e encontros, entre outros eventos. Todos promovidos pelos alunos, em parceria com os professores e diretores. Neste, cada aluno, do primeiro ao quinto ano, escolheu um livro do autor Thiago de Mello, a partir do qual idealizaram um trabalho. Com o empenho de todos os funcionários da escola e pelas avaliações dos governos Estadual e Federal, atingimos além da meta que o governo estabeleceu”, enfatiza.
Carla Patrícia Correia de Oliveira, bibliotecária, conta que cada aluno desenvolveu uma técnica para realizar a releitura dos livros: através de colagem, desenho, pintura, resumo do livro ou teatro. “A leitura é fonte de saber, cultura e diversão para pessoas de todas as idades. Mas, quando uma criança é incentivada ao prazer da leitura, seus valores e sua compreensão do mundo se desenvolvem e ela passa a ver tudo com novos olhos”, salienta.
Mara Cristina Malvai Dias, especialista em educação no turno vespertino, ressalta que o projeto referente ao escritor infanto-juvenil Thiago de Mello teve como objetivo motivar os alunos a criar o hábito da leitura. “Os alunos desenvolveram atividades educativas, conheceram as obras do autor e trabalharam a parte criativa. O intuito é direcionar os alunos aos caminhos que efetivam o hábito da leitura. Os caminhos para a formação do leitor começam em casa, com apoio atento e permanente dos pais e da família, passam pelas escolas, pelas mãos dos professores, e se estendem às bibliotecas, com apoio permanente dos bibliotecários”, acrescenta. (SN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário